quinta-feira, 7 de junho de 2007

Amazônia e o Amapá

A Amazônia brasileira, com seus 3.581 km2, equivalente a 42,07% do território nacional, possui a quinta parte da disponibilidade mundial de água doce do planeta em sua bacia fluvial e a terça parte das reservas florestais de toda a Terra, porém uma densidade demográfica inferior a 10% da população de nosso país.

É um dos poucos redutos do planeta onde ainda vivem povos humanos primitivos, dezenas de tribos que se espalham em territórios dentro da mata, mantendo seus próprios costumes, linguagens e culturas, inalterados por milhares de anos, vivendo em regiões inóspitas e de difícil acesso. As características do clima e do solo da região amazônica, pouco propícia à conservação de materiais, não deixaram muitos vestígios sobre a vida dos povos pré-colombianos. Mas o patrimônio arqueológico é precioso, com registros que chegam a 10.000 a.C. A riqueza da cerâmica, com suas pinturas elaboradas demonstram que muitos desses povos atingiram um estágio avançado de organização social, sempre guiados por uma forte relação com a natureza.

Nesse cenário insere-se o Estado do Amapá. Localizado na região norte do Brasil a NE da Amazônia quase que inteiramente no Hemisfério Norte do Planeta, possui 143.453 Km² de área territorial e extensão fronteiriça de 2.394 Km compartilhada com Suriname, Guiana Francesa, Estado do Pará e Oceano Atlântico. Relativamente pequeno, se comparado com outros Estados da Amazônia, concentra uma das maiores diversidades em ambientes naturais, já que faz parte de dois grandes domínios geográficos: o amazônico e o oceânico.

Do ponto de vista do relevo, é dividido em duas grandes regiões: uma interna, constituída por rochas cristalinas metamórficas cobertas de floresta densa e relevo suavemente ondulado, com alturas médias de 100 a 200 metros, mas que podem atingir extremos de 500 metros, e outra região costeira, de planície que se estende ao leste até o Atlântico e ao sul até o rio Amazonas. A cobertura vegetal do Estado é composta por formações campestres, com cerrados e campos de várzea inundáveis ou aluviais largamente distribuídos no Estado e formações florestadas, com manguezais, florestas densas de terra firme, que ocupam mais de 70% da superfície e florestas de várzea, com ocupação econômica predominante por populações ribeirinhas.

Nenhum comentário: