Técnicas modernas relativas à operação de lavra e de beneficiamento mineral permitiram o aproveitamento racional de todo o patrimônio mineral existente no Distrito Mineral de Serra do Navio. Projetos adicionais foram realizados buscando a maior recuperação de minérios de baixo teor de manganês tais como:
- Usina de Pelotização
- Este projeto permitiu a recuperação de minério de granulometria mais finos, não aceitáveis pelo mercado, mas que aglomerados, permitiram seu aproveitamento, que até a implantação deste projeto, eram considerados como rejeitos;
- Usina de Sinterização
- Foi realizada uma adaptação da Usina de Pelotização - desativada pelos altos custos do petróleo - de maneira a permitir, novamente, o aproveitamento de finos, mas através de um novo processo de aglomeração e
- Usina de Ferro Ligas
- Que objetivou ao aproveitamento de minérios de manganês de baixo teor. Foi desativada em 1996 face ao alto custo da energia bem como pelo fato de sua não disponibilidade.
No início da operação os insumos básicos tinham que vir do Sul do país. Pouco a pouco, a ICOMI inverteu este processo fazendo desenvolver pequenas indústrias para apoio de suas operações bem como trabalhou, junto aos seus fornecedores no Sul, para que abrissem filiais ou escritórios de representação no Amapá
Instalações da Companhia
As instalações da Companhia em Serra do Navio são amplas. Pelo acesso da entrada principal, observa-se o enorme pátio de estacionamento de máquinas, hoje abandonado e controlado por um número reduzido de vigias. Caminhando para a única via a direita, podemos ir observando do seu lado direito o grande galpão mecânico, a usina de geração de energia, as torres de transmissão e o prédio da administração, o último desse lado da via..
Máquinas e Equipamentos
Hoje em dia podem ser observados no pátio da companhia e em seus depósitos, uma série de máquinas pesadas de escavação, arrasto e transporte de manganês. Na realidade o que se verifica atualmente é o abandono desses equipamentos, que na época áurea foram utilizados sistematicamente durante a exploração.
Situação Atual das Minas
Algumas crateras de mineração podem atingir lençóis freáticos profundos, o que dificulta a exploração do minério e proporciona após a extinção das atividades, a formação de lagos, conforme demonstram as figuras abaixo, que podem ser constatadas também em Serra do Navio.
A mina T6 é a mais famosa das existentes na região, com seus quase 80 metros de profundidade na parte central do lago. Durante a exploração terminal da mina foi necessário utilizar um sistema de drenagem da água que fluía das inúmeras nascentes na cratera. O tom azulado e a transparência das águas dão o espetáculo.
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